4 de dezembro de 2018

Bombeiros são homenageados no 11º Cortejo de Santa Bárbara


 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) foi homenageado nesta terça-feira (04), durante a 11ª edição do Cortejo de Santa Bárbara, realizado pela Associação Luz do Oriente, em celebração ao dia da Santa que dá nome ao evento e que é considerada a padroeira dos bombeiros e dos mercados.
Uma viatura do CBMSE conduziu a imagem de Santa Bárbara rodeada de flores, acompanhando o cortejo religioso desde o Bairro Industrial, passando pelo passarela da flores no mercado,  até o quartel central da Rua Siriri, em Aracaju/SE.

A homenagem, acompanhada por adeptos do candomblé e da umbanda, contou com uma apresentação de dança e música no pátio do quartel para reverenciar Iansã/Oyá, orixá das religiões de matriz africana sincretizada com Santa Bárbara, do catolicismo.
O babalorixá Janilson Teixeira, reforçou o papel do evento no combate à intolerância religiosa e para desmistificar o preconceito e discriminação que ainda existe em torno das religiões afro-brasileiras.
“A importância deste cortejo é mostrar para a sociedade a ampla e rica cultura africana. Afinal, hoje é o dia de celebrarmos Santa Bárbara, que, no candomblé, é conhecida como Oyá, que domina os ventos, os raios e os trovões”, explicou.
O coronel BM Miguel Pereira agradece oficialmente a homenagem prestada aos bombeiros.

 

 

Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress