17 de maio de 2023, 10:13

Solicitação para vistoria de eventos passa a ser feita através do site do CBMSE


Publicada em 06/12/2018

Na manhã desta quinta-feira (6) foi apresentado aos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) o novo processo de regularização de vistorias para eventos, seguindo as normas de segurança IT 45/2018.
De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a realização de eventos temporários em áreas públicas ou privadas, edificadas ou não, devem ser regularizadas, antecipadamente, junto ao CBMSE.

Segundo o tenente-coronel Douglas Morais, a corporação está trazendo uma série de modificações normativas que visam da maior velocidade ao processo, além de trazer mais segurança para todo cidadão sergipano. Pois permite que solicite a vistoria atráves da internet, até três horas antes do evento, e receba o atestado de regularidade.
“Está norma é avaliada pela equipe técnica como uma das melhores normas do país, pois ela permite ao usuário fazer regularização do processo através da internet, trazendo todas as informações de segurança que são necessárias”.
Ainda acrescenta “Até ontem para qualquer pessoa realizar um evento ela era obrigada a encaminhar um ofício para o bombeiro, ou vir aqui, para tomar ciência de quais eram os requisitos para liberação do evento”, afirma o coronel.
As informações e especificações para vistorias estão todas no site, o solicitante deve atentar para o tipo de evento que está realizando, pois não se aplicam as exigências do Corpo de bombeiros, nos seguintes casos:

Eventos com previsão de público de até 400 pessoas;
Eventos em edificações permanentes que sejam atividades secundárias, sem modificações que alterem a eficiência das medidas de segurança contra incêndio e pânico;
A feiras e assemelhados, ao ar livre sem barreiras físicas (tapume ou assemelhados);
A passeatas e manifestações.

Por: Nathália Passos