9 de maio de 2023, 09:59

CBMSE encerra mais uma edição de sucesso do Projeto Golfinho

Publicado em 24/01/2009

Dinah Menezes

“É importante saber que existem nas praias as valas que são muito perigosas e que a gente deve tomar banho onde tem ondas, porque aqueles lugares que parecem piscinas é que são perigosos”. A orientação bem que poderia ser de um guarda-vidas, mas é de uma menina de apenas 9 anos, Isis Karoline Souza de Jesus, que participou da última semana do projeto Golfinho 2009, comprovando o sucesso da iniciativa, que é orientar crianças e adolescentes visando a prevenção de afogamentos.

O projeto é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), em parceria com a Petrobras, e foi encerrado na última sexta-feira, dia 23, numa solenidade realizada no Sesc Atalaia, prestigiada por representantes de diversas instituições que o apoiaram este ano, como Banco do Brasil, GBarbosa, Unimed, Sesi e Sociedade Semear.

“Um projeto para deixar de ser sonho e virar realidade precisa de um idealista e quero nesse momento agradecer ao coronel Wagner que iniciou tudo isso. Quero agradecer também, em nome da corporação, a todas as empresas parceiras que acreditaram nesse projeto e ajudaram a fazer mais uma edição de sucesso”, afirmou o comandante geral do CBMSE, coronel Reginaldo Santos Moura.

Durante a solenidade, crianças participantes receberam medalhas e parceiros foram homenageados. “Só temos que agradecer a oportunidade de ter participado desse projeto tão grandioso, que trabalha na formação de futuros cidadãos que vão atuar na preservação do meio ambiente e da vida. Quero parabenizar também o Corpo de Bombeiros pelo trabalho que vem fazendo em prol da nossa sociedade”, declarou o superintendente do Sesi, Acrízio José Campos.

O projeto foi iniciado no dia 3 de janeiro na quadra de esportes em frente ao Grupamento Marítimo (Gmar). Foram 420 crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, participando de oficinas de noções básicas de “Prevenção durante o banho de mar” e “Primeiros Socorros”, com militares do CBMSE; “Meio Ambiente”, com o Instituto Mamíferos Aquáticos; “Higiene Bucal”, com alunos da Universidade Tiradentes; “Drogas”, com a Academia de Polícia Civil (Acadepol); além de visita ao Oceanário e recreação.

As crianças e adolescentes receberam fardamento completo (short, sunga para os meninos e top para as meninas, camiseta, sacola, garrafa de água e toalhas de banho), alimentação, muita água e protetor solar, além do transporte. “Mais uma edição está sendo finalizada e cada vez aumentamos o número de participantes, totalizando mais de 1500 com os desse ano. Nessa edição estaremos também com uma inovação, que é levar as instruções do projeto Golfinho até escolas depois do Pré-Caju”, apontou o comandante do Grupamento Marítimo (GMAR), major Miguel Pereira.