9 de maio de 2023, 09:03

Bombeiros fazem corte de árvore de 45 metros em Brejo Grande

Publicado em 08/08/2008

Por Dinah Menezes

Realizar o corte de árvores que estão colocando em risco a segurança da população é um dos serviços desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Na cidade de Brejo Grande, um eucalipto de 75 anos, 45 metros de altura e 2 de diâmetro exigiu muito trabalho de oito bombeiros envolvidos na operação que durou dez dias.

“O grau de dificuldade desse trabalho, por conta do tamanho da árvore, foi muito alto. É preciso fazer o cálculo de onde os troncos que estão sendo cortados vão cair, o que nós chamamos de corte direcional, para que não cause nenhum acidente. Além disso, são usadas várias técnicas de amarração e o esforço físico é muito grande”, explicou o tenente Carlos Alves, que esteve coordenando o trabalho em Brejo Grande.

Segundo ele, a solicitação do serviço partiu da Secretaria de Saúde do município. “A árvore estava na área da Secretaria e havia muita reclamação dos vizinhos, inclusive um tronco já havia quebrado por conta de um raio”, afirmou. O trabalho realizado na cidade contou com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibilizou uma retroescavadeira e pessoal de apoio.

O tenente informa que para solicitar esse tipo de serviço ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193, é preciso que árvore esteja oferecendo risco iminente de queda e ameaçe vidas, ainda,  equipe de bombeiros realiza diligências em loco, no sentido de averiguar a necessidade de autorização do proprietário do terreno, bem como de órgãos públicos se a árvore for tombada pelo patrimônio histórico ou em processo de tombamento.