11 de janeiro de 2019

SBRESC inicia treinamento com cães de busca no rio


A Equipe do Serviço de Busca e Salvamento com cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciou, nesta quinta-feira (10), o treinamento com cães de busca para resgate na água.

De acordo com o integrante do SBRESC, o subtenente Elielson Silva, a equipe está fazendo um trabalho para que o cão auxilie o mergulhador, na busca da pessoa que se afogou, e que o corpo está desaparecido.

“Se essa pessoa se afogou antes de ontem, o mergulhador faz o que? Vasculha o rio, tendo que mergulhar, às vezes até alguns metros abaixo do nível da água, usando o tato, até achar o corpo”, diz.

O subtenente explica como o treinamento é feito com os cães, “O cão vai em cima do barco, transcorrendo o rio, até que sinta o odor do cadáver desaparecido. O cão não mergulha, ele dá um sinal (se arrepia, fica agoniado), dando uma dica de onde o corpo pode estar”, afirma.

Segundo o treinador, é importante ressaltar que em casos de afogamentos que aconteceu há poucas horas, não é possível utilizar o cão de busca imediatamente, pois o corpo ainda não vai está exalando odor.

“Essa busca se torna mais eficiente quando é realizada  após alguns dias, em virtude do cheiro. Pois botar um cão em cima da embarcação, patrulhando o rio até sentir o cheiro de onde o cadáver pode estar, ele não dará pontos precisos, ele indicará mediações”, explica o subtenente Elielson Silva.

O Serviço de Busca e Salvamento com cães (SBRESC) é o setor subordinado ao Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que conta com o auxílio de cães farejadores treinados para atuar em ocorrências de resgate de vítimas perdidas em matas, locais com escombros, entre outros.

Por: Nathália Passos e Bruno Carvalho

Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress