1 de abril de 2019

Bombeiras de Sergipe participam do V Enbom


No período entre os dias 27 e 29 de março, ocorreu a quinta edição do Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom), realizado na cidade de Salvador/BA. O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi representado por cinco profissionais que tiveram a oportunidade de trocar experiências com mais de 400 bombeiras militares de todo o país.

O Enbom, que vem crescendo a cada ano, proporciona às militares debates e discussões acerca de assuntos relacionados a gênero, carreira profissional, direitos, dificuldades, desafios, preconceitos, melhoria da qualidade dos serviços, adequações de uniformes, dentre outros assuntos peculiares e que fazem parte das diversas experiências profissionais de bombeiras de todos os estados da federação.

A tenente-coronel Márcia de Oliveira, uma das representantes de Sergipe, afirmou que o evento tem grande importância para as mulheres, pois expõe sobre a realidade de outras instituições e os avanços conquistados pelo efetivo feminino. “O contato de congraçamento nos une e nos fortalece, fazendo com que haja a integração entre tantas mulheres e com que conheçamos melhor a realidade de outras corporações, com o intuito de progredirmos em nossas carreiras”, diz.

A programação do evento foi encerrada na sexta-feira (29), com a Competição Bombeira de Garra, em que 82 bombeiras militares participaram de provas em equipe e individuais, demonstrando competência e destreza na execução de atividades de salvamento aquático, salvamento terrestre e combate a incêndio.

Para a sargento Roberta Amora, uma das representantes do CBMSE que se destacou ficando em 4º lugar na prova de salvamento aquático, o Enbom lhe proporcionou conhecer e estar com mulheres que passam pelas mesmas dificuldades e vitórias. “Me identifiquei com estas mulheres que tem demandas parecidíssimas com a minha e que matam um leão por dia, mas mesmo assim conseguem manter a cabeça no lugar e realizar ocorrências com muita técnica e extrema competência. Com raciocínio lógico sim, mas também com a sensibilidade de ser mulher, com a preocupação com o colega e com os seus que ficaram em casa”, declarou a sargento.

A corporação do Rio de Janeiro garantiu o primeiro lugar no pódio, seguida dos estados do Pará e Bahia. A competição foi encerrada com a fala do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Francisco Luiz Telles de Macêdo, que revelou que em 2020, a sexta edição do Enbom será sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Por: Flávia Emanuela

Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress